sexta-feira, 12 de outubro de 2007

FORCADOS da minha Terra!




GRUPO DE FORCADOS DO APOSENTO DO BARRETE VERDE
HISTORIAL do GRUPO
1965/2005


O Grupo de Forcados do Aposento do Barrete Verde de Alcochete remonta a sua existência ao ano de 1965, aquando da realização da sua primeira corrida a 09 de Agosto desse ano na Praça de Toiros de Alcochete. Tratou-se então de um Festival de Homenagem ao Aposento do Barrete Verde, casa mãe de onde nasceram. Do cartel faziam parte os Cavaleiros Pedro Louceiro, João Barahona Núncio e o Eng. José Samuel Lupi, apadrinhando a fundação o Grupo de Forcados da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, e as rezes lidadas foram do Exmo. Sr. António Henriques da Silva (do Couço). Abrilhantou a corrida a Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 de Alcochete.
Em 1965, na altura da fundação, o Cabo era o Sr. José Luis Carapinha Rei e o Grupo constituido por: Anibal Pinto, Manuel Pinto, João Manuel Mimo, Luciano Pinto, Augusto Henrique, Luis Cebola, J.M.Gomes, E.Vantassi, A.L.Tavares, José António Pires, Gregório Bolota, Joaquim António Labreca e Francisco Giro.
Em 1967 é nomeado Cabo o Sr. António Luis Penetra, e sob o seu comando o grupo consegue corrida após corrida, época após época, a sua afirmação, tornando-se uma referência entre os Grupos de Forcados da sua época. Foram muitos os exitos alcançados nesta fase dos quais se destaca pela sua importância, em 1968, a mais alta distinção atribuida a um Grupo de Forcados, o Prémio da Imprensa.
Em 1981 passa a dirigir o Grupo o Sr. Luis António da Piedade Cebola, que aposta na renovação e rejuvenescimento do Grupo, tendo para tal formado o Grupo de Forcados Juvenis, o qual viria a dar os seus frutos muito cedo, formando muitos elementos para o Grupo principal, alguns dos quais ainda se mantêm no activo.
Sob o comando do Sr. Luis Cebola, o Grupo fez algumas digressões pelo estrangeiro, nomeadamente por terras de Espanha e França, e participou na Corrida TV. O ano de 1991 fica na história do Grupo, ao ser considerado pela critica especializada como um dos melhores Grupos de Forcados da época.
Despede-se o Cabo do Grupo, a 24 de Junho de 1993 em corrida realizada na Praça de Toiros de Setúbal.
Em 1993 fica a frente dos destinos do Grupo o Sr. Joaquim José Penetra, que leva o Grupo a alcançar muitos exitos nas corridas em que actua, ganhando alguns Prémios de Melhor Pega em importantes praças do país, e participando em algumas corridas em Espanha.
Em 1995 o Sr. Luis Miguel Gabriel Cebola, filho do antigo Cabo Luis António Cebola, assume o comando do Grupo. Sob as suas ordens o Grupo irá atravessar a sua fase mais fecunda, alcançando inúmeros exitos em importantes Feiras Taurinas. Pela sua importância se destacam os Troféus de Melhor Péga nas Sanjoaninas de 2002 e 2004, o Troféu de Melhor Péga da Corrida TVI em 2004, tendo tambem sido esta pega considerada a Melhor Péga da temporada da Praça de Toiros de Setúbal. No ano de 2003 o Grupo é distinguido pela crítica especializada como o melhor Grupo de Forcados, motivo pelo qual recebe o Troféu da Revista Taurina “Campo e Arena” e o Troféu do Jornal “Farpas”, tendo este último ainda distinguido o Grupo com o Troféu “Forcado do Ano” atribuído a João Miguel Pinto Salvação.
A 09 de Agosto de 2005 o Grupo completou 40 anos de existência sem interrupção de actividade, algo que muito nos orgulha.
Despede-se o Cabo do Grupo em 2005 em corrida realizada a 16 de Agosto na Praça de Toiros de Alcochete por ocasião das Festas do Barrete Verde e das Salinas.
Em 2005 passa a dirigir o Grupo o Sr. João Miguel Pinto Salvação, que um dia após assumir o comando do Grupo ganha o Troféu de Melhor Pega no Concurso de Ganadarias da Feira de Arruda dos Vinhos, mantendo o Grupo no caminho das conquistas.
Todo o nosso vasto historial e troféus encontra-se exposto ao público na Sala do Forcado no Museu do Aposento do Barrete Verde, casa que nos viu nascer na bela vila de Alcochete, terra mãe dos Forcados.

Sem comentários: